terça-feira, 28 de julho de 2009

A Capela Dourada

A Capela Dourada em Recife, PE, pertence a Ordem Franciscana e está localizada dentro do Convento e Igreja de Santo Antônio, e que inclui também o Museu Franciscano de Arte Sacra.
A construção da capela foi fruto de uma iniciativa dos Irmãos da Venerável Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, criada na cidade no século XVI. Sendo muitos de seus membros abastados, decidiram erguer uma capela para os noviços da Ordem. A pedra fundamental foi lançada em 13 de maio de 1696 e a capela foi aberta ao público em 15 de setembro de 1697, embora ainda não estivesse inteiramente terminada, permanecendo em obras até 1724.
Nascendo em uma época de grande prosperidade na região, ao longo do tempo a capela recebeu melhorias e rica decoração barroca, e sua condição atual data basicamente dos séculos XVII e XVIII. Seu nome deriva da grande quantidade de ouro empregada na cobertura da exuberante talha de madeira que forra praticamente todos os espaços das paredes, altares e teto.
A sua construção e decoração contou com a participação de diversos artistas de importância na região. O teto é dividido em caixotões para painéis pintados a óleo, contendo diversas cenas.
A capela-mor, com um nicho central para um grande crucifixo e nichos laterais para São Cosme e São Damião, foi entalhada em 1698 e dourada um século depois, mais precisamente em 1799.
Ao longo das paredes laterais existe uma série de painéis de azulejos portugueses, altares menores com importante estatuária, dos quais se destacam: Santa Isabel, Cristo atado à coluna, o Senhor dos Passos [com uma imagem de roca em tamanho natural com incrustações de rubis], e dezenas de painéis pintados representando santos e personificações das virtudes da Fé, Esperança, Caridade e Constância. As pinturas foram executadas entre os séculos XVIII e XIX, sendo dignas de maior atenção duas, de grandes dimensões, junto às bancadas, representando a prisão e morte de mártires franciscanos, cujos algozes, curiosamente, tiveram suas faces apagadas e riscadas, em data desconhecida, pela indignação de algum devoto.
Na sacristia existe ainda mobiliário esculpido em jacarandá, datando de 1762, além de uma mesa de mármore e de um lavabo importados de Estremoz.
Ao passearmos hoje pelo centro do Recife fiquei maravilhado com a beleza deste importante monumento e mais feliz ainda ao saber que seus azulejos portugueses estão sendo devidamente restaurados.
Cuidar de nossa história deveria ser uma característica salutar de todos.

Fonte: Wikipédia

17 comentários:

FOXX disse...

eu já fui lá
hehehe

Edu e Mau disse...

E eu quero ir! :-)

Lindo layout!!!

DO disse...

Deve ser muito interessante visitá-la.

Abração,Serginho!!

Dom .A. disse...

Simplesmente, linda!

Hoje em dia, garagens servem de sede para Igrejas! Triste

André Mans disse...

eu já passei mal com uma que visitei em salvador bem parecida

BinhoSampa disse...

Fui para Recife mas não tive a oportunidade de conhecer...é uma pena...quem sabe da outra vez...

Bjs :-)

Marcos Freitas disse...

Achei linda.

Latinha disse...

Essas construções são impressionantes... eu adoro!

Quanto as cartas, é uma pena.. eu acho que elas tem o seu charme! Me obrigo a escrever os cartões de Natal, por exemplo....

Abração!

E o blogue tá bonito, hein!

Paulo disse...

. querido Sérginho .

entro e fico des.lumbrado com o teu blogue

!!!

está lind.íssimo

.

íssima.mente lindo

.p.a.r.a.b.é.n.s. meu querido

.

e este post é bem "a minha cara"

como deves calcular ...

a foto é lind.íssima ...

hoje, saio daqui, sentindo.me muito especial por ter.TE como amigo

.

Cleo disse...

Linda mesmo, mas não conheço. quem sabe um dia.

gostei do teu blog. layout show.
voltarei com mais tempo para ler as postagens anteriores.
Abraços e uma semana de muita luz e paz.
Cleo

Dom .A. disse...

Boa semana pra ti. Esperando por atualização....

Ab ;-)

DO disse...

Serginho,,estou convidando os amigos blogueiros para me ajudar na participação e divulgação de uma postagem coletiva no próximo dia 10 de agosto.

Os detalhes estão lá no meu blog.

Posso contar contigo??

Abração!!

Alexandre Lucas disse...

Muita coisa linda neste nosso Brasil que não conhecemos ou não nos damos ao trabalho de conhecer.

E.Suruba disse...

Tem umas igrejas dessas aqui em maceió, é lindo mesmo...

JotaSP disse...

____________________ as igrejas são sempre lugares assim______________________ onde podemos escutar o silêncio mais luminoso

e depois hoje já não se constroem "edifícios" assim com tanta alma

um abraço «««

Latinha disse...

Nem me fale em alergias e rinite! Estou penando com a minha, ainda mais nesse tempo seco que faz por aqui...

Mas, vamos que vamos!!! ;-)

Abração!

Paulo disse...

. re.venho .

deixar.TE um beijo .

e o desejo de um bom fim de semana .

:)))