terça-feira, 27 de abril de 2010

Astrologia

A astrologia e astronomia andaram juntas durante muito tempo e à medida que os acontecimentos no mundo surgiam eram comparados com os fenômenos celestes através da medida e do cálculo.
Ao longo da história mundial sempre houveram pessoas que se dedicaram ao estudo da astrologia. Muitos destes eram sábios conhecedores de matemática, biologia, medicina e filosofia.
Acredita-se que foi o faraó Ramsés XI um dos primeiros estudiosos, tendo sido responsável pela determinação dos signos cardinais (áries, caranguejo, balança e capricórnio). O surgimento da constelação de áries no céu coincidia com a separação das ovelhas dos carneiros; caranguejo surgia quando a luz solar era mais forte (verão no hemisfério norte) simbolizando o renascimento do sol.; em balança a colheita era pesada e vendida e no período de capricórnio as águas do Nilo começavam a subir e as cabras sob as águas lembravam o simbolo do signo.
Até o seculo V a astrologia teve grande avanço no Egito e também na Grécia apesar de divergirem com relação ao calendário utilizado. Ganhou força no ocidente tempos depois até cair em obscuridade durante a revoluçao industrial na Europa onde era confundida com magia e foram os ingleses que mantiveram seu estudo. Tempos depois volta a despertar interesse sendo revista sob aspecto da ciência moderna sendo estudada com seriedade. Antigos conceitos passaram  a ser revistos despertando interesse em diversas áreas como por exemplo a piscologia, medicina, química e física.

fonte: O livro de bolso da astrologia de Maggy Harrisonx e Mellina Li

7 comentários:

Robson Schneider disse...

Acho o estudo da astrologia muitissimo interessante... Mas não consigo acreditar de jeito nenhum.Quando era pré-adolescente eu não perdia aquelas previsões de jornal hahahaha nem me tocava no tanto que eram genéricas!
Abraço querido Serginho!

S.A.M disse...

O estudo da astrologia para mim ainda é uma incognita. E fico com a afirmação de que ela não é uma ciencia.

ManDrag disse...

A Astrologia é um dos mais antigos Conhecimentos da Humanidade. Um conhecimento que está muito para além dos ridículos horóscopos generalistas da imprensa.
Lamentável que a ignorância e o obscurantismo insistam em catalogá-la de esperteza adivinatória.

Beijos

dogmanstar disse...

eu só acredito na tangina que faz participação no meu blog..
sim, é uma propaganda...

BinhoSampa disse...

que tudo de informação!!! É bom saber que há um despertar para conhecer mais essa ciência...bem que poderia surgir um novo nostradamus...aff!! viajei?!?!?

Abs:-)

Alexandre Lucas disse...

A Astrologia hoje não é considerada ciência e sim crença. Não possui nenhuma base científica.

Alberto Pereira Jr. disse...

confesso que não entendo nadica de astrologia, signos e seus derivativos...