domingo, 4 de março de 2012

04 - Melhor Diretor

Eu poderia ter escolhido Alfred Hitchcock, Sam Peckinpah, Fred Zimmerman, Woody Allen, Quentin Tarantino ou Stephen Daldry, mas como deixar de lado o homem que realizou Farrapo Humano, Crepúsculo dos Deuses, Sabrina, O Pecado Mora ao Lado, Testemunha de Acusação, Quanto Mais Quente Melhor, Se meu apartamento falasse e Irma La Douce? Billy Wilder, nasceu na Polônia e teve a mãe e os avós mortos em Auschwitz. Pretendia ser advogado, acabou mesmo virando jornalista.
Ao chegar em Hollywood não sabia falar bem inglês mas aprendeu rápido e iniciou uma bem sucedida carreira de roteirista. Escreveu Ninotchka com Greta Garbo em parceria com Charles Brackett. Logo depois tornou-se diretor e Brackett o produtor de vários de seus filmes.
Um dos grandes nomes da era dourada do cinema, morreu aos 95 anos deixando uma marca impressionate e claro, sem deixar substitutos.

6 comentários:

kontemporaxy disse...

Se você tivesse colocado Woody Allen, eu nunca mais falaria com você.

=D

Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz disse...

Justo e Digno este registro e esta lembrança ...

bjão

railer disse...

concordo que é difícil escolher um, né? mas eu tenho um gosto especial pelo tim burton.

você gosta dele?

abraços!

Fred disse...

Mutcho dygna sua escolha, meu divo!
E pode deixar que vou participar do TOP 10 - tiradas de calça... hahahahahahaha! Bjz!

Latinha disse...

Muito bacana a escolha!

E valeu pela visita...

Abração e grande semana!

Marcos Eduardo Nascimento disse...

Irmão, buenas. Billy, perfeito! Reza a lenda que foi o grande amor de Bette Davis, neam!