quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Oscar 2013

Hoje Emma Stone e Seth MacFarlane anunciaram os indicados ao Oscar, algumas surpresas e outras nem tanto. E como o JED sempre faz todos os anos, vamos ver o que a noite de 24 de Fevereiro nos espera.
Na categoria de Melhor Filme todos os favoritos estão lá: Amor, Argo, As Aventuras de Pi, Django Livre, A Hora Mais Escura, O Lado Bom da Vida, Lincoln e Os Miseráveis. Completando a lista, Indomável Sonhadora, com certeza, a grande surpresa entre os indicados ao prêmio. Difícil saber quem será o vencedor já que As Aventuras de Pi, Lincoln e Os Miseráveis são vistos como favoritos pela crítica especializada.
Os Indicados a Melhor Filme em Idioma Estrangeiro são da Áustria (Amor), Canadá (Rebelle),  Chile (No), Dinamarca (O Amante da Rainha) e Noruega (Kon-Tiki). A França, favorita este ano com Intocáveis ou Ferrugem e Osso, ficou de fora. Como esta é uma categoria que revela sempre muitas surpresas (quem não lembra da derrota de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain?) seria impossível apontar um favorito mesmo assim acho que Amor deve levar esta por ser até agora o mais badalado.
Para categoria de Melhor Diretor dois nomes já eram dados como certos: Ang Lee por As Aventuras de Pi e Steven Spielberg por Lincoln. Ambos já ganharam Oscars antes e podem voltar a vencer este ano. Resta saber qual deles. David O. Russel de O Lado Bom da Vida - que já fora nomeado por O Vencedor - junto com os novatos na premiação, Michael Haneke de Amor e Benh Zeitlin de Indomável Sonhadora são os outros indicados que tomaram de Ben Affleck, Kathryn Bigelow e Quentin Tarantino. Com uma lista destas vou torcer por qualquer um desta lista, menos para o chato moralista do Spielberg.
Os indicados a Melhor Ator Coadjuvante são todos atores que já venceram antes: Alan Arkin (Argo), Robert De Niro (O Lado Bom da Vida), Philip Seymour Hoffman (The Master), Tommy Lee Jones (Lincoln) e Christoph Waltz (Django Livre). A grande ausência foi o nome de Leonardo DiCaprio pelo seu personagem em Django Livre.
Para Melhor Atriz Coadjuvante, Amy Adams (The Master) Sally Field (Lincoln), Anne Hathaway (Os Miseráveis), Helen Hunt (The Sessions) e Jacki Weaver (O Lado Bom da Vida). A favorita até agora tem sido Anne Hathaway mas não podemos esquecer que o Globo de Ouro e O SAG Awards não foram entregues ainda, então muita coisa pode mudar. Eu continuo na torcida por ela.
Para Melhor Ator Principal Bradly Cooper (O Lado Bom da Vida), Daniel Day-Lewis, Hugh Jackman (Os Miseráveis), Joaquin Phoenix (The Master) e Denzel Washington (Flight). A surpresa é não ver o nome de John Hawkes por The Sessions e sim o de Denzel Washington. Hugh Jackman, assim como Anne Hathaway, é o favorito ever do JED e também tem sido apontado como favorito pela crítica.
E para terminar, Melhor Atriz Principal, as indicadas foram Jessica Chastain (A Hora Mais Escura), Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida), Emmanuelle Riva (Amor), Quvenzhané Wallis (Indomável Sonhadora) e Naomi Watts (O Impossível). Aqui temos um dado bem curioso, a indicada mais velha e mais nova da história concorrem juntas ao mesmo prêmio e no mesmo ano: Emmanuelle Riva e Quvenzhané Wallis respectivamente. A ausência este ano foi de Marion Cotillard por Ferrugem e Osso e até agora ainda não tenho minha favorita já que todas estão ótimas.

11 comentários:

Margot disse...

Esperar fevereiro né Serginho e torcer. rsrs
Abraços querido.

São disse...

Que vença quem realmente merecer!

Porque nos actotes principais , a escolha é bem difícil!!!

Beijinhos, meu bem

Marcos Eduardo Nascimento disse...

irmão, boa noite. Estou chocado e passado a vapor. Nem confiança para os Nhambiquaras! Como assim?! Big Ben e Tarantino de fora?! Anne jah foi colocada ae pra ganhar. Na principal, axo que rola pra Chastain ou Jennifer (a sua preferida). Hugh, Hugh e Hugh nosso EVER FOREVER (com trocadilho, por favor!) Figurino torco pra Branca de Neve... e como vc sempre ARRAZA todos os anos nos posts de premios, o nosso Leo ficou de fora. Premio de bairro e conchavo dao nisto!

Bjs.

wair de paula disse...

Posso sugerir algo, Dear? Uma blogagem coletiva no dia do Oscar , inúmeras visões sobre o mesmo assunto. Abraço imenso.

António Rosa disse...

Serginho

Desta vez escolhi ler o que você escreveu sobre o tema. Não escrevi nada sobre o assunto.

Gostei muito.

Abraço.

Fred disse...

Adoro muito tudo isso!!!!!!!
Hehehehe! E certo que meus homens eu também prendo pelo estômago... e pela sacanagem, claro. Sou homem de cama & mesa, admito! Hahahahahahaha! Bjos!

Alan Raspante disse...

Amour indicado a "Melhor Filme" é muuuuuito amor. Uma grata surpresa.

Esse ano promete =]

Dimas Bertolucci disse...

Alguns esperados, outros nem tanto.
Sem dúvida essa vai ser mais edição polêmica do prêmio.
Abraços!

Senhor do Século | Beleza para Homens | Sorteios

FOXX disse...

a ideia do Wair é otima.

Glauco Silva disse...

Tô tão desatualizado sobre filmes...#oremos.

Fred disse...

Serginho!!! Adorei saber das tuas fontes fidedignas... hahaha! Tu é o poder, meu caro! Bjonas!